11/09/2008

Dicas para o Carnaval no Rio e para os desfiles

Como Chegar à Marquês de Sapucaí

O metrô do Rio é o melhor e o mais seguro meio de transporte para te levar a Sapucaí. Para quem tiver hospedado na Zona Sul do Rio, existe a opção de táxi, mas o trânsito complicado nessa região, não ajuda. Verifique se o seu hotel não dispõe de um serviço de transporte para os desfiles.

Como chegar ao local da concentração

Se você for desfilar em uma escola cuja posição de desfile seja ímpar, ou seja, primeira, terceira, quinta ou sétima escola, você deverá descer na Estação Central do metrô. Caso contrário, se sua escola estiver em posições pares, você deverá descer na Estação Praça Onze (próxima aos Correios). Indo de táxi, basta informar ao taxista a proximidade com a estação do metrô que precisa ficar, mas talvez seja melhor ir de táxi somente até a estação do metrô mais próxima ao local de hospedagem e seguir adiante de metrô por conta do trânsito complicado nos dias dos desfiles.

Recomendamos aos desfilantes que levem apenas o necessário, como uma fotocópia do documento de identidade ou passaporte, dinheiro suficiente para alimentação simples, bebidas e transporte (de preferência dentro de uma pequena bolsa que possa ficar bem próxima ao corpo) e máquina fotográfica acondicionada em uma bolsa. Evitem jóias e demais objetos de valor, principalmente porque não terão aonde deixá-los durante o desfile, tendo que carregar cada um os seus pertences.

Estando na área de concentração das Escolas de Samba (aonde todos os desfilantes se organizam, fantasiados, para o desfile), não há com o que se preocupar em relação à violência, pois o policialmente é intenso e organizado.

Na concentração

Bebidas – As bebidas são liberadas na concentração, mas não são vendidas dentro dela, somente nas proximidades. Você pode beber seu drink e até levar latinhas/garrafas para a concentração, mas não exagere, pois a Escola pode solicitar a retirada do desfilante da Avenida se observar que está alcoolizado e pode trazer problemas para a Escola.

Brigas – Não se preocupe com isso, o clima ali dentro é de festa e muita alegria. Procure não se estressar com os Diretores da Harmonia da Escola, pois geralmente eles estão atrapalhados e agitados em função da responsabilidade que é colocar a Escola na Avenida. Em caso de problemas, chame um dos Diretores da sua Ala que ele certamente ira resolver seu problema.

Fantasias – Chegue na concentração vestido com sua fantasia (pelo menos o básico), pois somente as pessoas fantasiadas terão acesso à essa área. Tenha cuidado com os seus adereços para não perder ou você poderá ficar de fora dessa festa.
Na Avenida

Coreografia - Se sua ala não for coreografada, não tente criar uma na hora do desfile, pois com certeza isso prejudicará sua escola. Acompanhe o ritmo do grupo da maneira que achar mais divertido, mas não deixe criar grandes espaços vazios entre os desfilantes para que a Escola não perca pontos.

O que não pode - Não é permitido, fumar, beber, levar leque de propaganda e bandeiras para a Avenida, isso poderá penalizar sua ala em pontos. O uso de máquinas fotográficas e celulares só são permitidos na concentração, não insista.

Televisão - Todos querem aparecer na telinha, mas vamos evitar tumulto em frente as câmeras de TV para que a Ala consiga desfilar harmoniosamente, evitando assim levar uma bronca dos diretores da sua ala.

Assistência durante o desfile - em caso de problemas, dirija-se a um dos Diretores de sua ala.
Observações - Somente quem compra ingresso pode assistir aos desfiles. Comprar a fantasia para desfilar não lhe dará direito a assisti-los. Quando você compra a fantasia, ela é sua e você não devolverá para a Escola depois do desfile.

Divertindo-se durante o Carnaval


Bandas e Blocos de Carnaval - Se estiver procurando outro tipo de divertimento no Rio, existem várias bandas que alegram a cidade todas as tardes de carnaval, e em vários bairros. As mais famosas são: Banda de Ipanema, que sai no sábado 15 dias antes do carnaval e no próprio sábado de carnaval. Seu ponto de partida é a Praça General Osório.

Outra Banda de grande Tradição em Ipanema é a Banda da Carmen Miranda, onde 90% do seu público é gay e atualmente ela desfila apenas no domingo que antecede o carnaval, saindo da Praça Nossa Senhora da Paz. O bloco Simpatia é quase amor leva uma multidão para a Av. Vieira Souto no Domingo de Carnaval com saída na Praça Gen. Osório. Mais informaçoes no www.odia.com.br ( O Dia na Folia ).

Bailes - O Glamour está no baile do Copacana Palace, no sábado de carnaval, é caro mas é um sonho, vale conferir. O Scala domina os Bailes de Carnaval do Rio de Janeiro tendo o "Gala G" na terça, como um dos mais famosos e o do "Vermelho e Preto", um dos mais concorridos. Atualmente, a grande maioria do público desses bailes são GLS, então para quem é hétero talvez não seja a melhor opção de divertimento.As boites gays costumam realizar bailes todos os dias de carnaval. Para conferir a programação, visite
www.guiagaybrasil.com.br

Fora da Cidade - O Rio de Janeiro fica calmo no carnaval e com o trânsito tranqüilo em função do grande número de moradores que preferem viajar durante essa época. Fuja das praias da Região dos Lagos, como Búzios, Cabo Frio etc., a não ser que você esteja disposto a gastar um bom tempo de seu Carnaval em um engarrafamento gigantesco que acontece todos os anos, sem contar com as praias lotadas nessas cidades. Prefira aproveitar os pontos turísticos do Rio e a tranquilidade da cidade nesse período.

Nenhum comentário: